sexta-feira, 12 de junho de 2009

Metodologia Triz é aplicada na PCtel

Entre o dia 03 e 05 de junho a PCtel participa da consultoria de Resolução Inventiva de Problemas (Triz) orientada pela instrutor Tennyson Rezende do SENAI. A Triz ajuda às empresas a melhorarem o grau de eficiência de seus sistemas gerenciais e produtivos. A Triz é usada para assegurar a criatividade e a produtividade das pessoas envolvidas na solução de problemas ou no desenvolvimento de novos produtos.

Triz é uma das metodologias utilizada nas diretrizes do Programa Inovar para Competir, que adaptou para a realidade brasileira cinco metodologias baseadas em qualidade e desenvolvimento do processo criativo, com base em técnicas aplicadas pela Universidade Tecnológica de Aachen, na Alemanha. Inicialmente, as empresas passam por um diagnóstico realizado por técnicos do SENAI, que identificam os principais gargalos, definem indicadores, avaliam a estrutura organizacional e comercial, a gestão ambiental e a gestão da produção. Também são apontadas as necessidades de desenvolvimento de recursos humanos. Com base no levantamento é implementada a otimização de produtos e processos com metodologias adaptadas de modelos internacionais, como Triz, QGS e PSM. Poderão ser executados, se necessário, serviços especializados, como consultoria, cursos, testes e ensaios de produtos e processos.

No mês de maio a PCtel passou pela consultoria de PSM (Process Structure Matrix) e está previsto para o próximo mês a última das ferramentas, QGS (Quality Gates Systematic), ferramenta para gerenciamento de projetos, com a otimização e sincronia das etapas do processo de desenvolvimento.


 
BlogBlogs.Com.Br